Padre Fernando Cardoso Lemos

Nasce a 13 de Julho de 1928 na Freguesia de Penha Longa, Concelho de Marco de Canavezes. É baptizado a 19 de Outubro do mesmo ano e em 8 de Julho de 1936 recebe o Sacramento do Crisma. Em 16 de Julho de 1939 realiza a sua Profissão de Fé dando entrada no Seminário de Trancoso (Gaia) no dia 3 de Outubro de 1942, onde continua a sua formação escolar. Em 4 de Outubro de 1944 entra para o Seminário de Vilar (Porto), com 16 anos proseguindo a sua formação catolica e curricular até 3 de Outubro de 1950 onde dá entrada no Seminário da Sé (Porto), onde irá concluir os seus estudos. Em 18 de Outubro de 1953 é Ordenado Diácono no Paço Episcopal e em 1 de Agosto de 1954 é Ordenado Presbítero na Sé do Porto (foto da esquerda). Uma semana depois em 8 de Agosto de 1954 celebra a Missa Nova na Freguesia onde nasceu (Penha Longa). De 1954 a 1969 lecciona no Seminário de Vilar acumulando as funções de Notário do Tribunal Eclesiástico. De 1969 a 1978 passa a Reitor da Igreja dos Clérigos acumulando com as suas anteriores funções. Em 23 de Dezembro de 1978 é designado Pároco de Leça da Palmeira. Celebrou as suas Bodas de Prata Sacerdotais em 1 de Agosto de 1979 em Ermesinde, em 23 de Dezembro de 2003 as Bodas de Pratas Paroquiais (Leça da Palmeira). Completou 75 anos em 13 de Julho de 2003 (foto da direita) e celebrou as suas Bodas de Ouro Sacerdotais em 1 de Agosto de 2004 na Sé Catedral do Porto.

Louvado seja o Senhor pelas maravilhas que opera na Sua Igreja.

"Obrigado, Senhor, pelo dom da vida que me deste, pela graça que me concedeste no Baptismo e pelo Dom do Sacerdócio no dia da minha Ordenação Sacerdotal.

Obrigado, Senhor, pela minha querida Mãe, pelos familiares e amigos e por todos aqueles que vais colocando no meu caminho ao longo destes anos.

Obrigado por tudo, Senhor."

Rev. P. Fernando C. Lemos