Em 1991 surgem as Pagens do Monte Espinho com o intuito de darem uma maior vida às actividades religiosas daquela Comunidade. Serem pedras vivas da Igreja e fazer com que as jovens mantenham uma ligação profunda à Igreja depois da catequese, é o objectivo das Pagens do Monte Espinho. As actividades recreativas e de lazer como complemento das actividades religiosas são também apanágio deste Grupo que tenta contrariar assim o materialismo instalado na sociedade de hoje. Apesar de terem a sua Comunidade própria, assim como todos os outros Grupos do Monte Espinho participam activamente nas actividades organizadas pela Paróquia.